MultimídiaProjetor

10 dicas de como fazer uma boa apresentação com seu projetor multimídia

Se você precisa fazer uma apresentação de um trabalho na escola, faculdade, congresso ou mesmo um evento corporativo e até ministrar um curso é provável que queira impressionar a todos, não é mesmo?

O uso de um bom projetor multimídia é um ótimo recurso a ser utilizado, pois facilita a visualização de imagens, vídeos, gráficos e demais desenhos, se tornando mais dinâmico, além de ser uma excelente ferramenta didática. Neste artigo, vamos te revelar as 10 melhores e eficazes dicas para se fazer realmente uma excelente apresentação digna de nota máxima!

  1. Crie um roteiro e ensaie bastante

Sabe aquelas apresentações que o apresentador fala sem ler e cria uma sintonia entre o dito e o exposto? E isso não é uma coincidência, pelo contrario, é toda uma preparação que envolve planejamento, estruturação de informações e muito treinamento em casa.

  1. Crie uma introdução até o projetor ligar

Nem sempre se poderá ter a oportunidade de deixar tudo “no ponto” para se começar, às vezes precisará ligar e esperar que ele se carregue completamente para assim dar inicio a sua apresentação. Neste caso, prepare uma historia que possa servir de introdução durante o tempo de ligar o projetor. Dê preferência a algo engraçado para quebrar a seriedade do momento.

  1. Seja simples 

Tenha preocupação com o que é essencial e busque não prolongar o tempo alem do que é necessário. Alguns apresentadores tentam impressionar a plateia com muitos objetos que pesam e acabam dispersando as pessoas. Procure ficar atento a esse detalhe!

  1. Fale e mostre de acordo com o seu público

É importante “falar para quem está disposto a ouvir”, ou seja, se você vai falar para o publico A, não pode agir como se fosse falar para o publico B. Quanto mais próximo da sua plateia e bem direcionado for o seu conteúdo melhor será o seu resultado.

  1. Seja um especialista no assunto

Um dos segredos de uma boa apresentação é você estudar ao máximo o assunto que irá apresentar, quanto mais pesquisar mais seguro e confiante estará para apresentar bem o seu trabalho.

  1. Seja precavido: tenha sempre um plano B

Tudo que você quer é usar bem o seu projetor, mas para não ser pego de surpresa, prepare uma apresentação com outro tipo de recurso (como o uso do notebook), caso o seu projetor não funcione. Às vezes, tudo pode acontecer quando menos se espera, principalmente na hora.

  1. Seja um apaixonado pelo assunto apresentado

Um apresentador que se mostre apaixonado e envolvido pelo assunto conseguirá fazer com que o seu publico sinta e se interesse (mesmo que não goste tanto do tema). Assim conseguirá manter as pessoas atentas e receptivas as suas informações. Aproveite!

  1. Observe bem o seu público

Procure detectar o nível de conhecimento das pessoas e suas expectativas logo que comece a falar. Uma dica é prestar atenção na reação do seu público quando for contar a história antes de começar sua apresentação.

Assim você verificará se poderá elevar, baixar ou manter o nível da sua apresentação de acordo com a linguagem.

  1. Deixe todos muito curiosos!

Logo que começar a sua apresentação diga que até o final terá uma novidade, notícia, benefício ou informação importante para passar para o público. As pessoas automaticamente ficarão interessadas em saber, mas procure não exagerar no suspense e nem prolongar demais sua apresentação para não ficar cansativo.

  1. Verifique a lâmpada do projetor!

Como diz o ditado: “o seguro morreu de velho”. Verifique se o brilho do projetor está bom e se sua apresentação ficará visível para todas as pessoas da sala. Caso o brilho não seja suficiente, recomendamos comprar uma lâmpada para projetor nova! Desta forma você irá garantir uma ótima visualização para sua plateia e seus slides ficarão mais nítidos.

Viu como é simples e fácil preparar uma boa apresentação com seu projetor multimídia?

10 dicas de como fazer uma boa apresentação com seu projetor multimídia 1

Post anterior
Projetor de led e laser ou projetor tradicional: qual a melhor opção?
Próximo post
O que fazer quando a lâmpada do meu projetor queimar?

Deixe uma resposta

Preencha os campos abaixo com detalhes e iremos te ajudar!

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu