ManutençãoProjetor

5 fatores que causam o superaquecimento do projetor

Uma das situações mais comuns geradas pelo superaquecimento do projetor é ele desligar algumas horas após ter sido ligado. Vários fatores podem causar esse tipo de problema, mas um dos mais comuns é o sistema interno de autoproteção.

A maioria dos projetores atuais, possuem coolers e sensores que mostram o correto funcionamento e a temperatura adequada do equipamento. Se tudo estiver como o esperado, o projetor trabalhará normalmente, caso algum dos padrões se exceda (como por exemplo a temperatura) o equipamento desliga, evitando qualquer possível dano que o aquecimento poderia causar.

Antes listar os fatores, é importante salientar que a lâmpada do projetor utiliza a tecnologia UHP (Ultra High Performance) ou um padrão semelhante que emite muito calor, visto que a fonte de luz é extremamente forte.

Superaquecimento do Projetor pela Altitude

Quando é citada a altitude, significa onde o equipamento está situado (próximo ao teto, em um local sem circulação de ar), e também onde ele se encontra geograficamente, em relação ao nível do mar. Isso tem importância uma vez que a densidade do ar varia em diferentes alturas.

Quanto maior a altitude do local onde o projetor será usado, menor a densidade do ar; isto significa que a velocidade normal de resfriamento dos ventiladores não é suficiente para manter a temperatura de operação apropriada.

Uma solução que a maioria dos fabricantes de projetores oferece são modos de operação de alta altitude. Essa configuração faz com que os coolers do projetor funcionem por mais tempo, e maior velocidade para compensar a falta de densidade do ar (verifique no manual do usuário como ativar esta opção).

Ao aumentar a velocidade do cooler, o projetor funcionará com um pouco mais de ruído do que no modo padrão, mas não há necessidade de se preocupar com isso, é normal.

Outra possibilidade é manter a sala onde o projetor está funcionando a uma temperatura mais baixa, com a ajuda de um ar condicionado, abaixando inicialmente de 2° em 2°.

Superaquecimento do Projetor pela Temperatura do Ambiente

A temperatura do local determina diretamente na temperatura de operação do projetor, ou seja, a operação do projetor é afetada pela temperatura do ar fornecido pelo sistema de refrigeração.

Se o local onde o projetor estiver possuir uma temperatura média de 24° graus, será frio o suficiente para que o equipamento funcione corretamente. Por outro lado, se estivermos a 35° graus, o ar que entra no projetor não poderá esfriar os componentes de maneira suficiente, e o projetor ativará sua autoproteção.

Superaquecimento do Projetor pelo Fluxo de Ar

Os projetores são desenvolvidos para introduzir ar frio, tirar ar quente e manter uma temperatura de operação adequada. Se esse fluxo for alterado, o sistema de ventilação perderá eficiência e isso fará com que o equipamento se proteja e desligue.

Remova qualquer objeto que obstrua a ventilação correta do equipamento, a recomendação é que não haja nada ao redor do projetor, em pelo menos 50 cm.

Além disso, é necessário trocar periodicamente o filtro de ar do projetor. Deste modo, a entrada de ar não ficará obstruída e o filtro bloqueará a passagem de poeira e outras partículas que podem prejudicar o funcionamento do projetor.

Superaquecimento do Projetor pela Falha do Sensor

O sensor de autoproteção também pode enviar uma informação incorreta, e o sistema de falhar. Neste caso, é necessário entrar em contato com o fabricante para iniciar um processo de garantia ou assistência, conforme o caso. Para isso, é necessário conhecer a política da marca.

Superaquecimento por Falha no Cooler do Projetor

Os projetores são equipados, geralmente, por dois coolers de resfriamento que ajudam a manter a temperatura em um nível correto.

O primeiro cooler do projetor é o cooler da lâmpada, essa peça é responsável por retirar o ar que é aquecido pelo calor gerado pela lâmpada e trocar por um ar externo mais frio, desta forma mantendo a lâmpada na temperatura ideal.

Dentro do projetor também existe outro cooler, que é o cooler da fonte ballast, esse fica responsável por retirar o ar quente do projetor como um todo, mais especificamente o ar próximo da fonte de energia.

 

Eaí, ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e iremos te ajudar!

5 fatores que causam o superaquecimento do projetor 1Leonardo Gonçalves

Especialista em Peças para Projetor

(34) 3231-8501

Post anterior
Como trocar a lâmpada da Pentax EPK (vários modelos)
Próximo post
Conheça os Projetores Short Throw

Deixe uma resposta

Preencha os campos abaixo com detalhes e iremos te ajudar!

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu