Negócios

9 sinais de que você precisa de ajuda na gestão de vendas

Em toda a empresa, o maior objetivo é vender os seus produtos, obter lucro e crescimento. Porém, não é tão simples quanto parece. E para que dê certo é necessário estar sempre atento às novidades, estratégias e ao andamento do curso do empreendimento. É cada vez mais notório que a venda de uma mercadoria é uma arte que precisa ser estudada e desenvolvida e não somente empurrar o produto para o cliente. Para isso existe a gestão de vendas, que engloba vários fatores e é dele que é possível verificar se a empresa está no caminho certo.

O que é gestão de vendas?

A gestão de vendas são todas as atividades importantes para a condução de uma venda, como o marketing, publicidade, pesquisa, distribuição de produtos, etc. Nela engloba-se o planejamento estratégico, treinamento de equipe e o gerenciamento de recursos da empresa.

É muito importante estar atento a alguns fatores que fazem parte da gestão de vendas e que são esquecidos devido à falta de tempo ou a resolução de problemas diários.

Veja abaixo 9 sinais de que a sua empresa precisa de ajuda na gestão de vendas:

  1. Os processos não estão bem definidos:

Quando a empresa está bagunçada, é muito difícil que haja crescimento. Se não há uma estratégia concisa não será possível que haja desenvolvimento constante.

  1. Não há definição do público alvo:

É preciso verificar se o mercado está apto e como ele reage no local de atuação. Caso o contrário, será como vender casaco de pele na praia em pleno verão: estará fadado ao fracasso.

  1. Não consegue entender as suas finanças:

Outra parte fundamental dentro da empresa é o setor financeiro, para não dizer a mais importante, já que é a partir dele que o restante gira. Então, nada mais justo que as finanças estejam em dia. Porém, quando não é essa a realidade, fica difícil saber se está havendo lucro ou prejuízo, quais os setores que mais gastam e se é possível investir em outros locais necessários.

  1. A equipe está desmotivada ou não sabe vender:

Em qualquer uma dessas situações o que ocorre é que o colaborador não sabe qual a sua real função e propósito dentro da empresa. Se as metas de venda, por exemplo, não estão sendo cumpridas, é necessário verificar os reais fatores e ver se é o caso de um treinamento qualificado para a área.

  1. Os possíveis clientes não fecham negócios:

A pergunta fundamental que permeia esse ponto é se há investimento no relacionamento com o possível cliente e como está sendo realizado, se há o real interesse de entender qual é o problema que precisa ser solucionado através da compra de um produto ou serviço. Não adianta ter pessoas interessadas, mas não haver um retorno à altura por parte da empresa.

  1. As contas não fecham:

Como dito anteriormente, sem um planejamento financeiro, é muito complicado conseguir ver para onde o dinheiro está indo. É importante que tanto as receitas, quanto despesas da empresa para que não haja surpresas no fim do mês.

  1. A empresa não cresce:

Muitas vezes, as contas estejam ok e o relacionamento com os clientes seja satisfatório, a empresa não está crescendo. O que ocorre, muitas vezes, é a falta de investimento em atrair novos possíveis compradores. Para isso, é fundamental uma equipe de marketing alinhada com a equipe de vendas, ambos bem estruturados.

  1. Não recebe feedback sobre os produtos e serviços:

Tão importante quanto a realização da venda é a ação de saber se o cliente ficou satisfeito com o produto. Para isso, é importante que se tenha uma equipe de pós-venda, que colhe os feedbacks. Sem isso, é realmente complicado saber se o comprador gostou do que comprou e se ele retornará futuramente.

  1. O cliente não fecha o pedido:

Neste quesito, é importante verificar o que impede o cliente de realizar a compra. Pode ser o preço que não o agradou ou uma falta de feedback da equipe de vendas. É importante que haja um estreitamento no relacionamento com o cliente para que o seu problema seja resolvido com eficácia.

Para que uma empresa se desenvolva de forma saudável, é importante que o empreendedor esteja sempre atento a todos os setores. Caso seja necessário, procure ajuda especializada.

9 sinais de que você precisa de ajuda na gestão de vendas 1

Post anterior
Aumente o seu mix de produtos e ganhe mais dinheiro
Próximo post
Sem tempo ou dinheiro? Saiba como melhorar os lucros com custo zero!

Deixe uma resposta

Preencha os campos abaixo com detalhes e iremos te ajudar!

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu