Negócios

Aumente o seu mix de produtos e ganhe mais dinheiro

Algo comum entre os empreendedores é o sonho de ver a sua empresa crescendo forte e próspera. Uma das ações muito utilizadas para que isso aconteça é o aumento do mix de produtos. Mas como isso funciona?

Um mix de produtos é definido como a variedade de itens que uma empresa possui para que atingir o maior número de clientes e uma maior fatia no segmento em que atua. A medida pode ajudar no crescimento da empresa em até 6% por ano. Nos itens abaixo você entenderá como funciona e como implementar no seu negócio.

  1. Como funciona?

Para entender o que seria um mix de produtos vamos usar o exemplo da própria VR Brasil que, além da venda de lâmpadas para projetores, investe também na oferta de outros produtos como, chips DMD, coolers, telas e componentes para projetor.

Uma forma de aplicar essa estratégia é o oferecimento de produtos complementares que, além de ajudarem no faturamento, também auxiliam o cliente a saber que pode contar com a empresa em vários momentos.

  1. Faça alguns testes

Veja quais são os itens que mais vendem em sua empresa e coloque um outro produto que se relacione com o primeiro. Sempre instigue o cliente dando uma sugestão, como por exemplo: “muitos dos nossos clientes gostam desse produto X e optam por levar o produto Y também”.

Se o comprador demonstrar interesse na sugestão, já é uma boa estratégia a ser aplicada na empresa. Outra dica é dar um pequeno desconto progressivo de 5 a 10% pelo segundo item, na compra do primeiro.

  1. Utilize a internet a seu favor

Hoje em dia é indispensável o uso da internet e das redes sociais para ajudar nas vendas. Mas é importante usar de forma sábia. É muito desconfortável para os clientes serem bombardeados o tempo todo com sugestões de compra.

O interessante é anúncios mostrando as novas opções de produtos complementares, ou serviços relacionados, mas de acordo com as condições que julgar melhor para o estabelecimento. Só de mostrar as opções de compras, vai atiçar a curiosidade e a vontade do cliente para uma possível aquisição.

  1. Incentive os seus vendedores

Realizar treinamentos com os vendedores a respeito da nova estratégia de venda colabora para que a execução do mix de produtos dê certo. Valorize e incentive a equipe para que juntos, consigam atingir resultados positivos.

  1. Tome cuidado com um mix de produtos exagerado

Uma oferta de produtos exagerada pode causar prejuízos, pois poderá deixar o cliente confuso e possivelmente irritado. Não deixe parecer que os itens estão sendo empurrados para que ele compre.

Outra questão a ser levada em conta são as possíveis despesas extras e produtos encalhados no estoque – caso não se trate de um item de fácil venda. É viável que primeiramente foque nos itens mais vendidos ou naqueles em que o lucro das vendas é menor do que os custos da produção para depois partir para os itens de difícil saída.

  1. Antes de iniciar o mix de produtos, avalie:

– As opções de produtos a serem adicionados;

– A estratégia de venda a ser empregada;

– O treinamento a ser feito com os vendedores;

– As possíveis dificuldades na implantação e como poderão ser resolvidas;

– As condições necessárias para ser empregado o mix de produtos.

É sempre muito importante o planejamento detalhado antes de aplicar qualquer estratégia e com o mix de produtos não é diferente. Verifique todos os prós e contras dessa ação e insira novos itens de forma correta. O objetivo tem que ser o aumento de vendas e consequentemente o de lucros.

Post anterior
Qual é a melhor solução: fornecedores nacionais ou internacionais?
Próximo post
9 sinais de que você precisa de ajuda na gestão de vendas

Deixe uma resposta

Preencha os campos abaixo com detalhes e iremos te ajudar!

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu