LúmensMultimídiaProjetor

Como escolher o projetor adequado para o seu ambiente?

Há algum tempo, o uso de projetores ficava restrito aos ambientes empresariais. Os equipamentos eram relativamente grandes, pesados e caros. Porém, isso ficou no passado e hoje é muito mais fácil e acessível ter um projetor.

Mas como escolher um projetor pode ainda ser uma dúvida de muitas pessoas. Existem modelos adequados para diferentes ambientes, sejam eles internos e externos, com mais ou menos potência. Além disso, existe a questão da portabilidade e da compatibilidade com outros dispositivos seus. Pode parecer muita coisa, mas você verá que é simples adquirir um modelo que atenda às suas necessidades.

Aqui vamos listar tudo que você precisa saber antes de comprar um projetor.

Interno ou externo: onde você vai usar o projetor?

Em que ambiente o projetor será usado? Essa informação é importante pois diz respeito à luminosidade do ambiente. Aparelhos que possuem uma quantidade baixa de lúmens são menos potentes e funcionarão bem apenas em ambientes pequenos, enquanto as áreas externas vão requerer aparelhos de maior luminosidade.

Quanto mais lúmens, mais potente é o projetor. Os aparelhos de mil lúmens ou menos são indicados apenas para ambientes internos pequenos e com a iluminação reduzida. Ou seja, salas e quartos pequenos onde serão usados com a luz apagada. Mas para ambientes pouco maiores, modelos que possuem entre 2 e 3 mil lúmens devem ser suficientes para garantir uma boa projeção mesmo em locais mais iluminados.

Porém, se o intuito for colocar o projetor em ambientes externos, onde a luminosidade é alta e não pode ser controlada com facilidade, é necessário o uso aparelhos mais potentes. Nesse caso, falamos daqueles cuja taxa de brilho seja superior aos 4 mil lúmens. Ainda assim, pode ser preciso mexer nas configurações de contraste para compensar ambientes claros demais.

Casa ou empresa: modelos específicos para diferentes usos

Outro aspecto a ser observado é o destino final do projetor. Ele será usado o no trabalho ou em casa? A diferença fica por conta do tipo de imagem projetada e a frequência de uso. Os modelos voltados para escritórios, por exemplo, são utilizados para a projeção de imagens estáticas, como slides. Nesse caso, modelos com resolução 800 x 600 pixels (SVGA) ou 1024 x 768 pixels (XGA ) dão conta do recado satisfatoriamente.

Porém, no uso doméstico o conteúdo exibido em sua maioria, é de filmes e jogos, isso requer aparelhos com resoluções mais altas. Dessa forma, opte pelos modelos 1920 x 1080 pixels (Full HD) ou 1920 x 1200 pixels (WUXGA). Os modelos de 1280 x 720 pixels (HD) são também uma boa opção, por serem mais em conta.

Já as versões com 4K de resolução possuem custo elevado. Nesse caso, eles são mais indicados para grandes projeções ao ar livre, como shows ou eventos de grande porte.

Informações técnicas

Para concluir, há mais detalhes a serem observados como, por exemplo, as saídas e conexões que ele possui. Conectividade com portas VGA e HDMI são o padrão tradicional, mas modelos mais novos podem ter conexão com smartphones, especialmente via wireless.

Quanto à tecnologia de construção, existem projetores do tipo DLP (Digital Light Processing) ou com painéis LCD ou LCoS (cristal líquido em silício). Os dois últimos tipos garantem melhor qualidade na resolução das imagens, mas os modelos do tipo DLP são mais comuns e mais baratos.

Por fim, observe ainda as taxas de lúmens em white brightness e color brightness. Esses dois valores indicam, respectivamente, o brilho em branco e o brilho em cores. Quanto mais próximo for o número de ambos, mais vivas e nítidas serão as imagens. O ideal é que o índice em lúmens seja o mesmo nas duas especificações.

VR Brasil tem diversos modelos pra você! Nosso time de vendedores pode te ajudar na escolha.

Como escolher o projetor adequado para o seu ambiente? 1

Post anterior
O uso de projetor na sala de aula
Próximo post
Qual é a diferença entre as lâmpadas ATOM e as Compatíveis

Deixe uma resposta

Preencha os campos abaixo com detalhes e iremos te ajudar!

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu