Lâmpada para ProjetorLâmpadas originaisOriginais

Como saber se a lâmpada do projetor é original?

Muitos componentes de um projetor requerem cuidados básicos para que o funcionamento do aparelho se dê da maneira mais adequada possível. Usar uma lâmpada de boa qualidade, é essencial, sob pena de você danificar o seu aparelho muito rápido caso utilize produtos sem procedência.

A seguir, um guia rápido para você se orientar nessa questão.

Fatores que identificam lâmpadas originais

Existem alguns pontos que podem ajudar na hora de saber se uma lâmpada é original ou não.  Um deles, por exemplo, é o valor. O custo de uma lâmpada original, na maior parte dos casos é bem maior, mas, cuidado, pois alguns revendedores vendem lâmpadas falsas a um valor quase similar para obterem lucro.

Outro ponto fundamental a se observar é o canto da lâmpada. Isso porque o vidro das lâmpadas falsas, geralmente, é preso com adesivos. Já, as lâmpadas originais são bastante suaves em sua superfície, sem vestígios de qualquer tipo de cola.

Continuando a verificação, observe se no arctube (pavio) existe a codificação da marca ou modelo. Havendo essa codificação, a lâmpada será original. Como por exemplo na lâmpada original da marca Atom Electronics abaixo:

lâmpada original atom

O rótulo de descrição da lâmpada também é outro ponto fundamental a ser verificado, pois, nas originais, ele é claramente visto, com cor brilhante e com nitidez, não parecendo que estão desaparecendo pelo plástico estar úmido.

A originalidade das lâmpadas para projetores Epson, por exemplo, pode ser verificada pela presença do micro-refletor interno (tecnologia E-torl), que é o mecanismo responsável pelo alto desempenho da emissão de brilho na imagem projetada. O mesmo se encontra no corpo do pavio da lâmpada e parece um “chapéuzinho”, assim como ilustra a imagem abaixo:

lâmpada-original-epson-s6

Ponto fundamental também é olhar atrás da lâmpada. As originais são produzidas com uma cola exclusiva para colar o pavio. Numa falsificada, certamente, a cor é diferente, chegando a se destacar.

E, por fim, o último passo é olhar com cuidado dentro da lâmpada. A parede do refletor de uma original é bastante branca e sem muito brilho nela. Já, uma falsa possui muito brilho avermelhado.

E quando as lâmpadas não vem com a marca do projetor?

Apesar de produzir os projetores, a Epson e outras grandes marcas como Sony, BenQ, Panasonic, NEC e Hitachi não produzem todos os componentes internos que eles utilizam. Uma das peças que eles compram de outras fábricas é a lâmpada do projetor.

Atualmente, as empresas responsáveis pela fabricação da lâmpada para projetor são a Osram, Ushio, Phoenix, Atom e Philips.

Deste modo, caso um fornecedor compre uma lâmpada original direto da fábrica, a mesma pode vir sem a marca do projetor escrita.

Vantagens de usar uma lâmpada original

Parece óbvio que uma lâmpada original terá melhor qualidade e não prejudicará o seu projetor, mas, existem algumas especificidades que precisam ser apontadas para complementar esse raciocínio.

Uma delas é que a lâmpada original foi feita exclusivamente para aquele projetor, e, por isso mesmo, o brilho dela será mais intenso, a durabilidade e a resistência serão maiores, bem como a garantia. Isso sem contar a vida útil de certas lâmpadas, como, por exemplo, a dos projetores LED, que podem chegar a 50 mil horas.

Portanto, fique sempre atento e sempre dê preferência na utilização de lâmpadas originais em seu projetor. O custo/benefício será bem melhor.

Você encontra lâmpadas originais, de qualquer modelo de projetor, na VR Brasil.

 

Como saber se a lâmpada do projetor é original? 1

Post anterior
Quais as vantagens de comprar lâmpadas originais ATOM?
Próximo post
Como funciona a lâmpada de projetor multimídia?

4 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

Preencha os campos abaixo com detalhes e iremos te ajudar!

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu