Chip DMDProjetor

Como saber se o Chip DMD é compatível com seu projetor?

Para entender se um determinado chip DMD é compatível com um modelo de projetor é necessário entender as diferentes tecnologias dos projetores. Então vamos lá?

Sistema LCD de 3 painéis

Neste tipo de projetor a luz é separada em feixes vermelho, verde e azul por espelhos estacionários. Cada cor passa por um painel LCD que cria tons dessa cor.

As imagens de cores únicas são combinadas por um prisma para criar uma imagem colorida no projetor, que passa por uma lente na tela.

Um projetor 3LCD não tem partes móveis no sistema de controle de luz e projeta uma imagem colorida com movimento suave e sem quebras de cores.

Chip DMD (Tecnologia DLP)

A imagem é criada por micro espelhos organizados em uma matriz sobre um chip semicondutor, conhecido como Dispositivo Microespelhado Digital ou Digital Micromirror Device (DMD).

Cada espelho representa um pixel na imagem projetada, por isso chamamos de céu estrelado quando se queima um pixel.

O número de espelhos corresponde à resolução da imagem projetada. As matrizes 800×600, 1024×768, 1280×720 são os tamanhos de DMD mais comuns,

Pontos importantes na identificação do chip

Os primeiros 4 números no chip definem a resolução da imagem. Exemplo: 8060 significa 800×600 e 1076 significa 1024×768. Os 4 últimos números não são relevantes, pois referem somente ao lote de fabricação. O final com a letra b significa que ele é um chip pequeno, o final com a letra w significa que ele é um chip grande.

Mas afinal como saber se o chip DMD é compatível com seu projetor?

Ao comprar um chip DMD você deve se certificar que a resolução do projetor seja compatível com a matriz do chip, por exemplo, o projetor Benq MP515 tem resolução 800×600, portanto o chip DMD adequado é um que tenha a matriz de 800×600. Neste caso o Chip DMD correto é o 8060-6038B.

 

Está precisando de um Chip DMD? Ainda não sabe qual o compatível com seu projetor?

Escreva um comentário abaixo com o modelo do seu projetor e iremos lhe ajudar!

chip dmd

Post anterior
Review: Os melhores Mini Projetores de 2018
Próximo post
Porque as lâmpadas para projetores não são fabricadas no Brasil?

31 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

Preencha os campos abaixo com detalhes e iremos te ajudar!

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu