Multimídia

Como usar o Marketing de conteúdo em minha empresa de eventos

Quando falamos de marketing de conteúdo sabemos que ele pode ser aplicado a diferentes áreas. A indústria de eventos não é exceção. A maioria dos profissionais se confunde na hora de montar uma boa estratégia de marketing de conteúdo para eventos e isso faz com que no final os resultados não sejam tão efetivos. A maioria dos conteúdos feitos nesse mercado são promocionais e isso faz com que não tenham relevância nenhuma para quem os recebe. Marketing de conteúdo precisa inspirar e trazer relevância para o público e não apenas falar sobre a sua marca e os atrativos do seu serviço, como era feito antigamente no marketing tradicional.

Razão

Para criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo para eventos é preciso começar respondendo quatro perguntas simples, porém extremamente importantes para que os resultados da campanha sejam positivos. É preciso se perguntar o porquê do conteúdo, para quem ele é direcionado, qual tipo e onde divulgar.

O porquê é a principal pergunta, sem saber o objetivo do conteúdo fica difícil encontrar a resposta para as outras. Definir o objetivo com o conteúdo que vai criar é o primeiro passo para ter um conteúdo bem sucedido. Seu objetivo pode ser atrair mais pessoas para o evento, informar sobre o que vai ter no evento, ou até mesmo manter fidelidade de pessoas que já frequentaram eventos anteriores e você deseja atrair novamente.

Direção  

Depois disso é preciso entender qual audiência você quer que receba seu conteúdo. A internet tem como vantagem a possibilidade de segmentar muito bem o público, utilize isso a seu favor. Quanto mais segmentado mais fácil de atingir o público desejado. Por isso é preciso acertar em cheio na hora de decidir para quem você está criando o conteúdo. Aqui a ideia de quantidade (quanto mais pessoas atingir, melhor) não pode ser utilizada, já que você pode atingir um monte de gente que não será parte do seu público ideal. Criar personas é a melhor saída, enxergando o participante ideal para o qual você desenhará todo o conteúdo efetivamente.

Com uma persona desenhada fica mais fácil decidir qual o tipo de conteúdo criar. Você vai saber se ela gosta de ler ou se prefere assistir vídeos, se é uma pessoa visual ou racional. Vale lembrar que cada tipo de evento atrai uma persona diferente, isso implica que os conteúdos também precisam ser diferentes. Com o tipo de conteúdo escolhido é a hora de decidir os canais de divulgação, essa parte é muito importante e errar aqui pode levar todo o planejamento por água abaixo.

Escolha o canal conforme o tipo de conteúdo criado. Um vídeo precisa ser divulgado online, mas também pode ser divulgado pela televisão, isso vai depender do orçamento. Mídias impressas ou digitais também podem ser escolhidas de acordo com o que atrairá mais a persona desenhada. Estratégias de marketing de conteúdo ajudam muito porque entregam resultados, fazendo com que seja possível entender se a campanha está ou não funcionando da melhor maneira.

Como usar o Marketing de conteúdo em minha empresa de eventos 1

Post anterior
O que fazer quando a lâmpada do projetor parou de funcionar?
Próximo post
Estratégias de marketing do mercado audiovisual

Deixe uma resposta

Preencha os campos abaixo com detalhes e iremos te ajudar!

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu