As lâmpadas de projetores são relativamente mais caras que as usadas na iluminação de residências, pois a tecnologia utilizada na produção delas é muito mais avançada.
A vida útil de uma lâmpada de projeção é de 2.000 a 4.000 horas em média. Esse tempo varia muito para cada modelo projetor e o tipo de lâmpada que ele utiliza.
Porém, a manutenção preventiva muitas vezes impede que você tenha surpresas indesejáveis e também aumenta o tempo de vida útil desse equipamento, fazendo o investimento valer muito mais.
É muito comum vermos casos de lâmpadas de projetores, que duraram apenas 500 horas, e outras que muitas vezes nem chegam na metade da vida útil que é informada pelo fabricante.
O que você vai aprender neste post:
Lâmpada de projetores
As lâmpadas específicas para projetores são sensíveis e podem queimar com muita facilidade, exigindo assim certos cuidados.
Os projetores possuem um contador de tempo, que mede em horas, a vida útil da lâmpada. Você pode consultar o manual de seu aparelho ou o fabricante, para saber onde encontrar essa informação e saber quanto da lâmpada já foi utilizada. Mas podemos perceber que a lâmpada está chegando ao fim da sua vida útil quando há a diminuição (enfraquecimento) de brilho da imagem.
Use estabilizador
As lâmpadas de projetores são muito sensíveis a variações de voltagem, por isso utilizar um bom estabilizador ligado ao projetor pode ser de suma importância. A maioria dos projetores quando são desligados mantêm o ventilador interno algum tempo ligado, para resfriar todo o sistema interno de forma ideal. Quando falta a energia elétrica, ele é instantaneamente desligado, sem passar pelo processo normal de resfriamento.
Modo econômico
Os projetores oferecem normalmente dois modos de funcionamento da lâmpada, o normal e o econômico. Recomenda-se que a lâmpada seja usada sempre no modo econômico, onde o brilho da lâmpada é reduzido, e isso aumenta muito o seu tempo de vida útil.
Limpeza e substituição do filtro
Mantenha os filtros do projetor sempre limpos e substitua-os a cada troca de lâmpada. O filtro do projetor retém as partículas soltas no ar e por falta de limpeza eles podem diminuir a circulação de ar, prejudicando a ventilação de todo o sistema.
Cuidado ao desligar o projetor
Assim como uma repentina queda de energia pode prejudicar o processo de resfriamento da lâmpada, desligar o projetor antes de completado o ciclo de desligamento, pode causar a redução da vida útil (ou até um dano imediato) da lâmpada. Por isso, sempre desligue o projetor conforme a orientação do fabricante.
Mantenha em local ventilado
O projetor possui um sistema de ventilação interno, mas se o aparelho estiver instalado em um local fechado ou com pouca ventilação, o ventilador interno só conseguirá circular o ar quente, sem proporcionar um resfriamento adequado.
Instale o projetor em local bem ventilado, sem obstruir as entradas de ar, evitando sempre a proximidade com outros equipamentos que gerem calor e retire qualquer capa de proteção na hora de utilizá-lo.
Outros cuidados
Evite mover o projetor quando ele estiver ligado.
Evite ligar e desligar o projetor repetidamente num curto espaço de tempo. Muitas vezes é preferível manter o projetor ligado sem uso por algum tempo do que ligá-lo e desligá-lo continuamente.