InfravermelhoLâmpadas EspeciaisLâmpadas Médicas

Lâmpadas Infravermelho: Como Usar e Quais Suas aplicações?

Lâmpadas Infravermelho são produtos especiais e difíceis de serem encontrados por aí, mas aqui na VR Brasil é diferente.

Neste artigo vamos te explicar tudo sobre a luz infravermelho e como usá-la da melhor maneira.

O que é o infravermelho?


O infravermelho é um tipo de radiação eletromagnética que apresenta frequência menor que a da luz vermelha e, por isso, não está dentro do espectro eletromagnético visível. Por esse motivo, essa radiação não pode ser percebida pelo olho humano. O infravermelho possui comprimento de onda entre 1 μm (1 x 10 – 6 m) e 1 mm (1 x 10-3m) e não é uma radiação ionizante, ou seja, não oferece riscos à saúde humana.   

A radiação infravermelha tem origem na vibração molecular, que gera oscilações nas cargas elétricas constituintes dos átomos e provoca a emissão de radiação, por isso, esse tipo de radiação está associada ao calor.

Um exemplo disso é que, ao colocar a mão nas proximidades de uma chapa de ferro quente, é possível sentir o calor.
Isso ocorre por causa da recepção do corpo às ondas de infravermelho produzidas pelo corpo aquecido.

lâmpadas infravermelho fisioterapia
Lâmpadas infravermelho são usadas em tratamentos para Fisioterapia e Fototerapia.

Aplicações das lâmpadas infravermelho

  1. As fotografias térmicas são utilizadas na medicina para diagnosticar, por exemplo, a aterosclerose, o bloqueio dos vasos sanguíneos.
  2. São utilizadas também na secagem de diversos materiais. Muitas empresas que possuem demandas mais altas de secagem (automotivas, processo de fabricação de papel) utilizam lâmpadas para acelerar o processo de cola e secagem.
  3. No processo de tratamento térmico de aço, são utilizadas as lâmpadas infravermelho para iniciar o processo de aquecimento do aço, começando assim, todo processo que é realizado nas têmperas.         
  4. As Lâmpadas Infravermelho também são utilizada para Fisioterapia, Termoterapia e Fototerapia foi desenvolvida especialmente para tratamentos voltados à reabilitação, visando um tratamento confortável e de qualidade.
  5. Estufas que trabalham com bonsai e plantas em geral, utilizam os equipamentos infravermelho para simular e acelerar o processo de fotossíntese. Com isso as plantas chegam ao ponto de venda de maneira mais rápida.
  6. Máquinas de sopro de garrafas PET utilizam o infravermelho no início do processo de expansão, elas aquecem o plástico de maneira que o sopro molde as garrafas e elas possam ser preenchidas da quantidade que for cabível para a empresa.
lâmpadas infravermelho
Lâmpadas infravermelho sendo usadas na secagem da pintura de veículos.

A VR Brasil trabalha com todos os tipos de lâmpadas infravermelho, auxiliando na utilização, na montagem dos equipamentos, e também com melhor atendimento, qualidade e disponibilidade do produto que o restante do mercado.      

Perigos da utilização de Infravermelho

Embora o infravermelho seja importante, ele possui também alguns perigos associados ao mesmo.

Os finíssimos filmes de ouro em naves espaciais refletem raios infravermelhos do sol que podem causar danos tanto a pessoas quanto ao equipamento da nave.

Cuidados Especiais:
Para nos proteger e ao ambiente destes perigos, cuidados devem ser tomados tais como o uso de óculos de sol e protetores solares para bloquearem os raios infravermelhos de nossos corpos.

Curiosidades do Infravermelho

Os corpos celestes que emitem raios infravermelhos são o sol e as estrelas que estão nascendo e as estrelas que estão morrendo. Estes corpos celestes emitem raios infravermelhos devido a suas altas temperaturas e grande calor. Metade dos raios solares são ondas infravermelhas.

A radiação infravermelha pode ser usada para obter imagens de objetos distantes que não estejam claros devido às condições atmosféricas. A detecção de radiação infravermelha é usada por astrônomos para observar estrelas que são invisíveis em luz comum ou emitem radiação.

Entenda mais sobre as lâmpadas especiais neste artigo (tudo sobre as lâmpada UV Germicidas).

Entendeu tudinho? Ficou alguma dúvida? 👇
Utilize o campo de perguntas abaixo para tirar as suas dúvidas ou comentar sua opinião sobre o conteúdo.

Entre em contato conosco pelo telefone também (34) 3231-8501.

Leonardo

Leonardo Gonçalves

Especialista em Peças para Projetor

(34) 3231-8501



Post anterior
Entenda a diferença: Tecnologia DLP x 3LCD
Próximo post
Home Theater: Instalando o seu projetor

Deixe uma resposta

Preencha os campos abaixo com detalhes e iremos te ajudar!

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu