Lâmpadas EspeciaisGastroenterologia

Saiba tudo sobre a fonte de luz Stryker

A fonte de luz Stryker é uma unidade geradora de luz projetada para aplicações endoscópicas. Existem diversos modelos como X6000, X7000 e X8000.

Como é um módulo da fonte de luz Stryker?

O módulo da fonte de luz que é composto por dissipador de calor, bulbo (lâmpada), carcaça e ibutton (como imagem abaixo):

módulo fonte de luz stryker

 

  • Carcaça plástica protetora: é o que reveste o módulo, dentro dele vai o dissipador de calor + bulbo (lâmpada) e preso nele está o ibutton.
  • Dissipador de calor: é o que protege a lâmpada e que resfria a mesma, trabalha em alta temperatura evitando que a mesma superaqueça.
  • Bulbo ou Lâmpada: é a parte que emite a luz, dentro do tubo de fibra óptica. A lâmpada é de xênon e a mais usada é a com potência de 300 watts. Lâmpadas originais Cermax Excelitas tem uma vida útil de 1000 horas e 500 horas de garantia.
  • Ibutton: é um microcomputador que tem a função basicamente de contar as horas utilizadas da lâmpada, emitindo um alerta de troca a partir de 500 horas (obedecendo a recomendação do manual). Este contador de horas não é zerado, ou seja, para conseguir zerar o contador é necessário um novo módulo. Para adquirir esse módulo novo você pode acessar o site www.vrbrasil.com.br, que é distribuidor oficial da Cermax Excelitas no Brasil.

Quando trocar o módulo da Stryker?

Você tem 3 opções quando a lâmpada da fonte de luz precisar ser substituída:

  1. Trocar somente a lâmpada e reaproveitar o módulo que você já tem
  2. Trocar a lâmpada e colocar um outro módulo sem o ibutton
  3. Trocar o módulo completo com ibutton

O lado positivo das opções 1 e 2 e que trocar só a lâmpada ou um módulo sem ibutton é de 40% a 60% mais barato do que um módulo completo novo (opção 3). Porém, o aparelho vai continuar indicando que está na hora de trocar a lâmpada, o ibutton vai continuar com as horas da lâmpada antiga, com isso deve-se anotar quando foi realizada a troca e a partir de 500 horas ficar atento para realização de uma nova troca.

Para saber como realizar a troca da lâmpada da fonte de luz da Stryker X8000, acesse esse post.

Cuidados com a lâmpada da fonte de luz Stryker

O modelo de processadora Stryker X8000 usa uma lâmpada Xenon, que tem uma vida útil de 500 horas quando usado corretamente.

Siga sempre estas orientações para garantir a máxima duração da lâmpada:

  1. Limpe a face da lâmpada com álcool e cotonete, caso seja tocada. Sujeira ou óleo na face da lâmpada fará com que a lâmpada aqueça irregularmente e falhe.
  2. Não ligue e desligue a lâmpada em sucessão rápida. Deixe a lâmpada executado por pelo menos cinco minutos depois de ter sido ligado. Ligar e desligar rapidamente pode causar a escurecimento da lampada rapidamente e queima-lá.
  3. O X8000 foi projetado para iniciar o bulbo na maioria das condições, mesmo quando está quente. No entanto, se a lâmpada não começar dentro de 10 segundos após o X8000 ter sido ligado, desligue a unidade e aguarde pelo menos cinco minutos para a lâmpada esfriar antes de reiniciar. Outras tentativas para começar a lâmpada pode danificar a lâmpada e, possivelmente, o circuito interno.

 

Ficou com alguma dúvida? Estamos a disposição para te ajudar!

 

Saiba tudo sobre a fonte de luz Stryker 1Leonardo Guimarães Borges

Especialista em Lâmpadas Médicas

(34) 3231-8501

Post anterior
Pinça Endoscópica: Descartável ou Autoclavável?
Próximo post
Entenda tudo sobre a Lâmpada UV (Ultravioleta)

Deixe uma resposta

Preencha os campos abaixo com detalhes e iremos te ajudar!

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu