Filtros UV ou reatores ultravioleta são utilizados nos aquários e lagos ornamentais e são eficientes quando usados na dimensão correta e de forma adequada.
Conheça quais são os tipos de luz ultravioleta e onde podem ser aplicadas, neste link.
O filtro UV é um esterilizador de água, que tem como base a luz ultravioleta-C de alto poder germicida, contra bactérias, algas, fungos, vírus e protozoários.
Ele garante o autocontrole de infestações pela penetração da radiação da lâmpada nos micro-organismos, o que inicia a mutação no DNA impedindo sua reprodução.
O que você vai aprender neste post:
Quais são as vantagens?
- Diferente dos outros tipos de filtro que só purificam, o filtro UV, esteriliza a água. Prevenindo doenças e infecções nos peixes, conseguindo fazer com que as bactérias e parasitas não passem de um peixe já infectado para outro;
- Se o filtro estiver dimensionado corretamente, 100% dos organismos em suspensão são eliminados;
- É de fácil instalação, requer pouca manutenção e promove um enorme benefício a saúde dos peixes;
- A desinfecção por ultravioleta é o meio mais rápido e eficiente de descontaminação sem o uso de substâncias químicas, garantindo assim uma água totalmente segura e um sistema corretamente ecológico;
- Não altera o PH da água.
Quais são as desvantagens?
- Alguns medicamentos podem perder o efeito sob a radiação UV, e por isso, o esterilizador deve estar desligado em períodos de tratamento com remédios, se for o caso;
- As lâmpadas Ultravioleta podem ser perigosas se manuseadas incorretamente.
Não devemos fazer manutenções e limpezas com o equipamento ligado, pois pode causar consequências graves como: a queima da retina dos olhos e até cegueira; - Não devemos usar filtros UV exposto a umidade.
Mesmo o equipamento contendo reatores blindados (do plugue até o corpo de filtro); - Elimina as algas que estão em suspensão na água. Em caso de algas encrostadas em superfícies (vidro, pedra) é sugerido que seja feito uma raspagem.
Vida Útil da lâmpada UV
A vida útil das lâmpadas Ultravioletas variam de acordo com o tempo de funcionamento e marcas.
Geralmente a sua durabilidade é, em média, de 11 a 12 meses.
Lembrando que vida útil não é apenas o funcionamento da lâmpada acesa, mas a emissão da radiação ultravioleta em quantidade satisfatória.
Existem 3 pontos principais que definem a vida útil:
- A quantidade de vezes que a lâmpada é ligada. O processo de resfriamento e aquecimento ao ligar e desligar a lâmpada provoca maior desgaste de seus componentes.
- Refrigeração adequada. Mesmo que a lâmpada UV tenha que permanecer na temperatura de funcionamento correta, suas partes eletrônicas não podem sobreaquecer.
- Instalação e manutenção adequada. Fazer “gambiarras”, usar material inadequado e improvisado contribui muito para a redução da vida útil. A manutenção e limpeza regular do reator (incluindo a luva de quartzo), ajuda a manter a lâmpada com o seu tempo normal de utilização.
Quer utilizar o filtro certo para seu lago ou para o seu aquário?
Entre em contato conosco pelos comentários aqui abaixo.
Ou tire suas dúvidas pelo telefone e Whatsapp (34) 3231-8501.
Kamila Soares
Especialista em Lâmpadas Especiais
(34) 3231-8501