Lâmpada para ProjetorProjetor

O que fazer quando a lâmpada do meu projetor queimar?

Nem sempre se verifica facilmente uma lâmpada queimada, embora exista uma forma simples e fácil, mas que por ora é também facilmente ignorada. Se você tem duvidas sobre o assunto encontrará, neste artigo, as dicas para identificar se a lâmpada está para queimar ou se já queimou, assim como as dicas de conservação para que a lâmpada para projetor dure por mais tempo. Confira!

Como saber se a lâmpada do projetor está queimada?

Você deverá fazer um teste simples. Enquanto você liga o seu projetor, fique observando o painel de exibição. Caso note que a luz indicadora da lâmpada de projetor no painel esteja piscando enquanto o projetor estiver transmitindo luz, é porque isso é um sinal de que essa luz está começando a enfraquecer.

Você também pode fazer outro teste quando o aparelho já estiver ligado. Observe se a luz do projetor está sendo projetada para frente e se a mesma estiver fraca é porque a lâmpada está prestes a queimar e, se, por exemplo, ao ligar o projetor e não houver nenhuma luz a lâmpada já queimou e só lhe resta trocar por outra nova.

Outra forma de saber se a lâmpada para projetor queimou é a seguinte: desligue o aparelho e aguarde por 30 minutos aproximadamente e depois ligue o projetor. Procure ouvir atentamente se haverá um som de clique, o qual nada mais é do que o reator do projetor que controla e transmite eletricidade para a lâmpada e, para isso, ele faz esse som.

Se, por ventura, você conseguir ouvir o “clique” e a lâmpada não acender rapidamente é que a mesma está falhando. Mas se após o som a lâmpada não acender em nenhum momento, ela realmente está queimada.

E, por fim, uma das formas simples ainda é deixar o projetor ligado e observar se aparecerá na tela ou na parede projetada alguma mensagem de aviso sobre a durabilidade da lâmpada ou qualquer outra informação semelhante. Os avisos surgem somente quando a lâmpada está começando a enfraquecer.

O que fazer quando a lâmpada do meu projetor queimar?

Se após ter feito algum ou todos os testes mencionados no tópico anterior e constatar que a lâmpada do projetor realmente tenha queimado você deverá tomar as seguintes providencias:

Você deverá retirar a lâmpada do seu projetor. Para fazer da forma adequada e com segurança é preciso desligar o aparelho e esperar o resfriamento completo da lâmpada. Assim que ela estiver “fria”, retire os cabos: de força e da fonte de alimentação.

Caso seja sua primeira troca e não possui experiência com o projetor e com a lâmpada, é recomendável consultar o manual do aparelho que lhe dará as informações corretas para que possa fazer o procedimento com segurança.

Troque a lâmpada. Depois de identificar o modelo do seu projetor é necessário encontrar outra lâmpada que seja compatível com ele. Os projetores geralmente tem uma lista extensa de lâmpadas compatíveis e isso facilita encontrar os modelos corretos.

O ideal é que você compre uma lâmpada nova diretamente de um distribuidor especializado. Nós da VR Brasil, somos um dos maiores distribuidores de lâmpadas e componentes para projetores do Brasil. Visite o nosso site e saiba mais: www.vrbrasil.com.br

Cuidado com o descarte da lâmpada. Ela geralmente é descartável, mas é nociva para o meio ambiente devido a sua composição química. Assim como as baterias de celulares e pilhas você precisará fazer o descarte correto.

Em muitos órgãos públicos existe algum tipo de balcão que faz o recolhimento desses materiais. Procure se informar quais são os locais adequados para se desfazer do material.

Como conservar o projetor e a lâmpada?

Mesmo que sua preocupação seja a lâmpada, é importante conservar ambos para que possa ter o equipamento funcionando corretamente. Quando for desligar o aparelho não o retire na tomada.

Não ligue e desligue repetidamente para não diminuir a vida útil e nem queimar a lâmpada para projetor.

Quando estiver com o projetor ligado evite movimenta-lo, pois essa ação pode danificar a lâmpada projetor.

E, se for fixar o aparelho no teto não o deixe próximo demais do forro ou laje, pois ele precisa de ventilação adequada e, quando muito perto, não haverá essa circulação.

Agora que você já sabe o que fazer, visite o nosso site para conhecer melhor os nossos produtos e serviços.

O que fazer quando a lâmpada do meu projetor queimar? 1

Post anterior
10 dicas de como fazer uma boa apresentação com seu projetor multimídia
Próximo post
Passo a passo para trocar a lâmpada do seu projetor

Deixe uma resposta

Preencha os campos abaixo com detalhes e iremos te ajudar!

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu