LúmensProjetor

O uso de projetor na sala de aula

O projetor é uma ferramenta cada vez mais utilizada pelos professores em sala de aula, como recurso pedagógico.

Por esse motivo, estamos trazendo dicas para facilitar o seu uso. Pois as vantagens são muitas, mas alguns professores ainda se perguntam qual é a melhor forma de usá-los.

Os projetores permitem que as aulas tenham um ritmo diferente. Permitindo assim, que sejam mais expositivas e interativas, facilitando a observação de imagens, vídeos e animações didáticas. Seguem abaixo algumas sugestões que podem ser adequadas a cada aula específica.

Use sem exageros

Já sabemos que tudo que é em excesso faz mal. E com o uso de projetores na sala de aula, isso não é diferente. O professor não pode ficar dependente apenas do projetor para a execução das aulas. Isso pode fazer com que elas fiquem monótonas.

O projetor é um recurso pedagógico que permite o professor diversificar suas aulas. Proporcionando assim, momentos educativos e divertidos ao mesmo tempo. Sendo assim, procure alternar ou variar o uso dos projetores com outras ferramentas, incluindo o bom e velho quadro negro.

O uso de projetor na sala de aula 1

Seja objetivo

Quando montar apresentações para sua aula, busque priorizar o uso de palavras-chaves e frases curtas, além de imagens, mapas, gráficos e demais visuais.

Muitos professores possuem o hábito de usar textos muito longos e passam a maior parte da aula lendo o conteúdo. Isso torna as aulas monótonas. O ideal é usar palavras, frases curtas, imagens ou afirmações que sirvam de orientação para a fala do professor.

 Fique de frente para a turma

Busque ficar em uma posição na qual fique de frente para a turma e ainda sim consiga acompanhar as imagens na tela. Ficar de costas para seu público, além de ser desrespeitoso, permite ainda que você perca o controle da turma. Slides com textos muito grandes fazem com que o professor se distraia e passe a falar somente para si mesmo ao ler o que está na tela.

Evite luzes apagadas por muito tempo

Recomenda-se que nem todas as luzes da sala de aula sejam desligadas, mas apenas aquelas que iluminam a área onde se encontra a tela de projeção

Concluindo, em aulas mais longas é recomendado que se use projetores mais potentes, com maior quantidade de lúmens para que ele consiga projetar imagens com boa resolução mesmo em locais mais claros.

Se ainda tem alguma dúvida sobre qual projetor é o melhor para a sua sala de aula, a VR Brasil tem o melhor atendimento esperando para tirar todas as suas dúvidas.

O uso de projetor na sala de aula 2

Post anterior
Compensa comprar um projetor de LED?
Próximo post
Como escolher o projetor adequado para o seu ambiente?

Deixe uma resposta

Preencha os campos abaixo com detalhes e iremos te ajudar!

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu