Lâmpada para ProjetorProjetor

Passo a passo para trocar a lâmpada do seu projetor

Depois de um tempo você nota que a lâmpada para projetor precisa ser trocada. Mas para fazer a troca é realmente necessário pedir o auxilio de um técnico ou você mesmo pode realizar essa troca? A boa noticia é que você, sozinho, pode fazer esse trabalho e, foi justamente para isso que criamos esse artigo. Afim de orientar como se deve fazer, de forma, correta, a troca da lâmpada de projetor. Preste atenção.

1 – Comece por juntar as ferramentas necessárias

Primeiramente você não precisará de uma caixa de ferramentas para fazer a troca da lâmpada. O procedimento é bastante simples, você precisará somente de uma chave de fenda para fazer a remoção do painel. Tenha também um pano bem macio e que não provoque arranhões para que possa evitar qualquer possibilidade de contato entre os seus dedos e a lâmpada de projetor.

2 – Desligue o projetor

Enfim, desligue totalmente o equipamento e espere que ele resfrie por completo. Assim que tiver terminado, retire o fio da tomada do aparelho (na verdade, não é adequado deixar o fio na tomada quando o aparelho está totalmente desligado e resfriado).

3 – Remova a porta do compartimento da lâmpada

A porta fica exatamente embaixo da unidade de projeção. Em alguns modelos o compartimento pode ficar abaixo na mesma direção ou então direcionado mais para a direita ou esquerda.

O compartimento é segurado por parafusos, geralmente, de 2 a 4 para segurarem de forma correta. Basta somente retirar os parafusos e a porta do compartimento da lâmpada para projetores.

4 – Remova a aparelhagem da lâmpada

Com todo o cuidado, desconecte e puxe os fios que estejam conectados à lâmpada. Procure separar de forma que não venha a se confundir com aqueles que são da lâmpada nova.

5 – Limpe o compartimento da lâmpada

Aproveite a ocasião para fazer mais uma coisa: remover a poeira que esteja presente no local e outras partes acessíveis. Por ora, a poeira sempre se alastra em qualquer lugar e canto e, no caso de aparelhos que ficam muito expostos não é muito diferente. Ela se aloja fácil e rapidamente. Para isso, utilize de um pano macio para facilitar a limpeza.

Para se ter ideia o acumulo de sujeira no projetor pode provocar a falta de resfriamento, a queima ou a redução do tempo de vida útil da lâmpada, placas, fontes, sistema elétrico e bloco óptico.

6 – Coloque a lâmpada nova

Ao inserir a lâmpada de projetor, faça com bastante cuidado, tanto com a lâmpada quanto com os cabos de energia. Procure realizar de acordo com as orientações do manual para que não haja problemas e nem danos.

As melhores lâmpadas para projetores estão aqui: clique para conferir!

Se você utiliza, por exemplo, a lâmpada projetor Epson a própria fabricante recomenda que ao manusear a lâmpada não se deva tocar na sua parte de vidro. Caso esqueça e acabe tocando poderá provocar a redução de vida útil.

7 – Recoloque a porta do compartimento da lâmpada

Encaixe novamente no local e parafuse. Evite apertar muito, pois acabará forçando o equipamento e suas peças, além de dificultar a retirada dos parafusos em uma próxima necessidade.

8 – Resete o timer da lâmpada

Para este procedimento você deverá seguir as instruções presentes no manual do usuário uma vez que, cada modelo possui especificações próprias.

Há ainda uma informação importante sobre as lâmpadas para projetores: As mesmas duram, em media, 3.000 horas se for utilizar no modo “Muito Brilho” e 4.000 horas no modo “Pouco Brilho”, ou seja, é preferível utilizar neste segundo modo para se ter a lâmpada por mais tempo.

Em todo e qualquer momento certifique-se de que a lâmpada de projetor está bem fixada, mas sem estar muito apertada, para que funcione corretamente. Realizando estes procedimentos você contará com a melhor luminosidade do seu equipamento. Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Passo a passo para trocar a lâmpada do seu projetor 1

fale-whatsappPowered by Rock Convert
Menu