Pincéis AtlasArtesanato

Como cuidar dos seus pincéis artísticos Atlas?

Não há nada melhor pra alma de quem é “arteiro” do que comprar materiais novos de pintura!

Semana passada adquiri os pincéis artísticos Atlas, estava louca para testar… sabe aqueles pincéis de cerdas sintéticas fininhas, supermacios, que você não vê a hora de passar eles na tinta e fazer trabalhos incríveis? Foi amor à primeira vista!

Uma grande preocupação de quem pinta é como fazer para preservá-los assim, macios, limpinhos, perfeitos. Então, resolvi fazer esse post para ensinar como eu cuido dos meus pincéis artísticos Atlas.

Antes de tudo eu preciso fazer três observações:

1- faço questão de dizer que os pincéis são Atlas, porque eu me surpreendi com a alta qualidade e o preço amigo deles, recomendo;

2- neste post estou me referindo apenas aos pincéis artísticos Atlas de cabo preto, que são os que eu experimentei. À medida que eu for usando os demais vou contando pra vocês;

3- essas dicas são para limpar os pincéis após o uso de tinta à base d’água (acrílica, pva, aquarela, guache, etc.), demais tintas e vernizes serão assuntos para outro post.

Então, vamos lá aos cuidados:

1- Nunca, pelamordedeus, nunca, deixe o pincel secar com tinta! Se isso acontecer, calma, tem salvação. Mas estraga, não faça isso!

2- Se você for ficar apenas alguns minutinhos sem usar o pincel, coloque ele dentro de um saquinho plástico fechado, sem contato com o ar. Isso é muito útil em trabalhos pequenos, entre as demãos de tinta.

3- Se você pretende dar uma pausa de muitos minutinhos (menos de uma hora), é melhor fazer assim: tire o excesso de tinta do pincel com um papel e lave-o em água corrente. Depois tire o excesso de água com uma toalha macia. Quando for usá-lo novamente, basta umedecer as cerdas com água, tirar o excesso e mãos à obra.

4- Se já finalizou seu trabalho ou pretende dar uma pausa longa, melhor deixar seu pincel bem limpinho. Para isso, primeiro tire o excesso de tinta com um papel e com água corrente. Em seguida, misture água morna com um pouco de limpador de pincéis (eu uso shampoo neutro de bebê) em um recipiente de vidro e mexa o pincel na água por alguns segundos. Depois é só enxaguar em água corrente, pra ter certeza que ele está livre de produtos. Tire o excesso de água com uma toalha macia, sempre no sentido das cerdas. Deixe secar naturalmente, em um local arejado, com o pincel na horizontal (nunca na vertical). Está pronto para guardar.

Dica extra:

De vez em quando é bom hidratar os pincéis artísticos Atlas. Após limpar, passe condicionador de cabelo nas cerdas, deixe alguns minutos enxágue bem. Com tanto produto químico as cerdas vão ficando ressecadas, a hidratação deixa elas macias novamente.

É isso. Com esses cuidados seus pinceis artísticos Atlas vão te acompanhar por muito tempo, como novos!

Texto produzido por Joyce Portela do blog Joy e Art

Como cuidar dos seus pincéis artísticos Atlas? 1

Post anterior
O chip DMD é compatível com o meu projetor?
Próximo post
Qual o melhor? Televisão X Projetor

4 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

Preencha os campos abaixo com detalhes e iremos te ajudar!

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu