Chip DMDTela de Projetor

O que fazer quando temos vários pontos apagados na tela do projetor?

Os pontos apagados na tela do projetor prejudicam a boa visualização da imagem ou texto projetado. Essa situação é bastante incômoda e preocupante.

Primeiramente, devido à dificuldade de se assistir algo e segundo porque logo se pensa que o aparelho está prestes a parar de funcionar.

O que são os pontos apagados na tela do projetor?

São pontos claros ou escuros que aparecem em qualquer parte da tela e se assemelham a pequenas manchas, as quais não são passiveis de remoção.

Assim como as imagens projetadas, sejam através de computadores, lentes fotográficas ou os próprios projetores são, na verdade, um conjunto de pixels reunidos, esses pontos apagados são conhecidos como dead pixels ou, em português, pixels mortos.

Porque, de um modo simples, os pixels são formados pelas cores primárias dos 3 sub-pixels; vermelho, azul e verde. Sendo assim, cada sub-pixel funciona de uma maneira independente, o qual poderá abrir ou fechar em ângulos diferentes. Bom, até aí nada demais. Porém é a partir de agora que as coisas fazem sentido.

Portanto, se a janela estiver totalmente fechada é porque o sub-pixel está apagado. Como se sabe, é da combinação das cores primárias que surgiram outras cores secundárias e, neste caso, não é diferente.

Como esses pontos apagados surgem na tela do projetor?

Sendo assim, a imagem reproduzida, na maioria dos projetores, é criada por micro-espelhos organizados em uma matriz sobre um chip semicondutor. Componente conhecido como Dispositivo Microespelhado Digital ou Digital Micromirror Device ou simplesmente Chip DMD.

Finalmente, cada espelho representa um pixel na imagem projetada. O número de espelhos corresponde à resolução da imagem projetada. As matrizes 800×600, 1024×768, 1280×720 são os tamanhos de chip DMD mais comuns. Quando um dos pixels queima, ele gera aquele ponto apagado na tela, conhecido como problema do céu estrelado.

O que fazer quando aparecem vários pontos apagados?

Calma, não será necessário jogar o projetor fora… Se não quer mais se distrair por esses “pontos”, basta realizar a troca do Chip DMD do seu projetor.

Nós da VR Brasil somos um dos maiores distribuidores de componentes para projetores de Brasil e podemos te fornecer diversos modelos de chip. É só acessar e escolher o seu modelo: Chip DMD para Projetor de Diversas Marcas

Sobretudo, espero ter te ajudado a resolver o problema de pontos apagados na tela do seu projetor. Porém, caso ainda  tenha dúvidas basta deixar seu comentário abaixo e entraremos em contato.

pontos apagados na tela do projetor

Post anterior
Por que lâmpada do projetor continua fraca após a troca?
Próximo post
Como saber se está na hora de trocar a lâmpada do projetor?

3 Comentários. Deixe novo

  • Procurei a informação para resolver o problema de imagem granulada pois não sabia o nome técnico e foi bem esclarecedora até para que eu pudesse dar o feedback para minha empresa que minha função é multimídia

    • Informe seu número de telefone / Whatsapp: 41*32094771+999339043
    Responder
  • Evilázio Lima
    26 de julho de 2019 07:30

    Bom dia Srs. XVR BRASIL,
    Tenho um PROJETOR BENQ picture DLP
    TEXAINSTRUMENTS
    HDMI
    Lamp Fhilips 190-160W 0B E20 ImageCare FusionSTAR que apresenta a síndrome do “céu estrelado”.Gostaríamos de saber o preço do chip DMD.
    Estou a residir em Maceió Al
    Na Av Sequeira Campus 993 bairro do Prado
    CEP 57 010 002

    • Informe seu número de telefone / Whatsapp: 82 9 9654 5720
    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os campos abaixo com detalhes e iremos te ajudar!

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu