MultimídiaProjetorSatisfação

Procurando pelo seu primeiro projetor?

Se você começou a procurar pelo seu primeiro projetor, já deve ter percebido que essa não é uma tarefa muito fácil para quem não é especialista. A premissa do “quanto maior, melhor” não é nem de longe verdadeira. E se você acreditar que quanto maior os números, melhor o projetor, pode acabar adquirindo um aparelho inadequado para as suas necessidades.

A seguir, vamos te mostrar o que é preciso saber antes de comprar um projetor, avaliando características como brilho, resolução, contraste e fidelidade de cores. Isso tudo, levando em consideração cada perfil de uso.

Onde será usado o projetor?

A primeira coisa a ser considerada é o ambiente em que esse projetor ficará funcionando. Essa informação é importante pois diz respeito ao controle de luminosidade do ambiente. Aparelhos que possuem uma quantidade baixa de lúmens são menos potentes e funcionarão bem apenas em ambientes pequenos, enquanto as áreas externas vão requerer aparelhos de maior luminosidade.

No caso de projetores que vão ficar em áreas externas é necessário que o dispositivo apresente alta taxa de brilho, a partir de 4.000 lúmens. É recomendável que a resolução e contraste sejam superiores, já que a luz natural poderá deixar as imagens apagadas. Quanto mais lúmens, mais potente é o projetor.

Os aparelhos de mil lúmens ou menos são indicados apenas para ambientes internos pequenos e com a iluminação reduzida. Ou seja, salas e quartos pequenos onde serão usados com a luz apagada.

Ambientes internos, maiores com capacidade para uma grande quantidade de pessoas exigem modelos que possuem entre 2 e 3 mil lúmens devem ser suficientes para garantir uma boa projeção mesmo em locais mais iluminados. Já eventos como shows, teatros ou arenas esportivas podem exigir projetores de até 20 mil lúmens, dependendo da iluminação local e tamanho da projeção.

Lazer ou trabalho?

Outro fator primordial é o uso que o projetor será destinado. Em um escritório, é provável que o aparelho exiba imagens estáticas na maior parte do tempo, como apresentações de Power Point, gráficos e planilhas. Para esse tipo de uso, um projetor com resolução SVGA (800 x 600 pixels) ou XGA (1024 x 768) é suficiente.

O seu escritório fica muito bem equipado com um projetor do modelo Cre X1500. Ele possui 2.800 lumens, tecnologia Led, a vida útil de 20 mil horas, resolução WXGA (1.280 × 800). E a grande vantagem desse aparelho é seu tamanho compacto, que o torna completamente portátil, facilitando muito o seu transporte.

Procurando pelo seu primeiro projetor? 1

Caso o projetor seja destinado a uso doméstico, para a exibição de filmes e jogos, opte por definições mais altas. Modelos Full HD (1920 x 1080) e WUXGA (1920 x 1200) são os mais indicados, mas resoluções HD (1280 x 720) e WXGA (1280 x 800 pixels) também podem ser boas saídas, especialmente nas salas escuras. Nesse cenário, aparelhos de 2.500 lúmens dão conta do recado.

 O Projetor Casio XJ-F2 é um aparelho ideal nesse caso, pois possui tecnologia LED, 3 mil lúmens, design inovador, resistência a pó e seu preço é incrivelmente acessível. Sua inicialização rápida, sem a necessidade de tempo de aquecimento e resfriamento do projetor convencional, o que reduz o risco de estourar a lâmpada e reduz a necessidade de manutenção.

Procurando pelo seu primeiro projetor? 2

 

Outras considerações

Concluindo, existem outros detalhes a serem observados como, por exemplo, as saídas e conexões que ele possui. Conectividade com portas VGA e HDMI são o padrão tradicional, porém modelos mais novos podem ter conexão com smartphones, especialmente via wireless.

Quanto à tecnologia de construção, existem projetores do tipo DLP (Digital Light Processing) ou com painéis LCD ou LCoS (cristal líquido em silício). Os dois últimos tipos garantem melhor qualidade na resolução das imagens.

Os modelos do tipo DLP são mais tradicionais e mais baratos. Enquanto que os projetores de LCD possuem melhor custo benefício, pois a vida útil da sua fonte de luz dura até 40 mil horas e possui proteção contra poeira, uma vez que seu bloco óptico é lacrado. Já os projetores de  Cristal líquido possuem custo muito alto e são recomendados somente para eventos de grande porte.

Por fim, observe ainda as taxas de lúmens em white brightness e color brightness. Esses dois valores indicam, respectivamente, o brilho em branco e o brilho em cores. Quanto mais próximo for o número de ambos, mais vivas e nítidas serão as imagens. O ideal é que o índice em lúmens seja o mesmo nas duas

 

Post anterior
Cuidados com as lâmpadas de projetores
Próximo post
Modelos de projetores para sala de aula

Deixe uma resposta

Preencha os campos abaixo com detalhes e iremos te ajudar!

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu