Chip DMDManutençãoProjetor

O que é chip DMD?

Talvez você nunca tenha ouvido falar do chip DMD, mas se, por acaso, usa um projetor do tipo DLP, pode ter certeza de que ele é parte fundamental do seu aparelho, e que, sem esse componente, o seu projetor seria inútil.

O chip DMD é um semicondutor, cuja matriz é que ajuda a gerar as imagens através de espelhos microscópicos. Cada um desses espelhos representa um pixel na imagem projetada. Ou seja, quando alguns pixels queimam, aparecem vários pontinhos na tela de projeção, esse problema é chamado de “céu estrelado”.

O número desses espelhos corresponde exatamente à imagem que foi projetada. Por exemplo, os tamanhos de DMD mais comuns são as matrizes 800×600, 1024×768 e 1280×720, e, quanto maior as matrizes, maior a resolução.

Geralmente, a resolução é contada a partir do número de espelhos. Tipo numa alta resolução de 1920×1080, são necessários 3 mil micro espelhos pra gerarem a imagem.

Particularidades do chip DMD

Se você reparar bem, existem alguns números impressos no chip DMD. Os primeiros 4 números são os que definem a resolução da imagem.

Exemplo prático: 8060 significa 800×600 e 1076 significa 1024×768. Já, os 4 últimos números presentes na peça não são relevantes, pois se referem apenas ao lote de fabricação.

Bom salientar que o final com a letra “b”, significa que ele é um chip pequeno, e o final que a letra “w” significa que se trata de um chip grande.

Esses dados, por sinal, são importantíssimos caso você precise trocar a peça, e é o que mostraremos no item a seguir.

Compatibilidade com o projetor

Caso haja a necessidade de comprar um chip DMD, é fundamental que você se certifique de que a resolução do projetor esteja plenamente compatível com a matriz do chip.

Quer um exemplo prático?

Dessa forma, suponhamos que o seu projetor seja um Benq MP515 com uma resolução de 800×600. Nesse caso, o chip DMD compatível pra ele tem que ser um de matriz 800×600,comas iniciais 8060.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre os chips DMD, pode acessar a nossa lista de compatibilidade ou conversar conosco no chat. Podemos solucionar qualquer dúvida!

 

O que é chip DMD? 1

Post anterior
Quais os melhores projetores com Android?
Próximo post
Quais as vantagens de comprar lâmpadas originais ATOM?

6 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

Preencha os campos abaixo com detalhes e iremos te ajudar!

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu