Sem classificação

Qual a importância do teste de vazamento para o meu endoscópio?

O que é o teste de vazamento?

O tão conhecido exame de endoscopia, que há relatos do primeiro exame no século XIX e diversamente utilizado para exames visuais dos órgãos internos do paciente, utiliza o aparelho endoscópio para levar luz até o local desejado e capturar vídeo em tempo real. Esse aparelho, como qualquer outro, necessita de manutenções periódicas e cuidados diários para evitar contaminações e desgaste excessivo.

Um dos cuidados cotidianos para o zelo do aparelho é o teste de vazamento, que é o procedimento mais eficiente e mais barato para detectar qualquer dano ao endoscópio  (exemplo: microfissuras). Além disso, preveni que mais danos graves ocorram no processo de limpeza por imersão em produtos químicos. O grande perigo desse procedimento de limpeza é o líquido utilizado atingir os componentes internos do aparelho, causando a corrosão e o enrijecimento das fibras.

É um teste simples, pois funciona pelo monitoramento da pressão interna do endoscópio, injetada pelo próprio aparelho de teste por meio de uma bomba de ar manual ou automática; e é barato por ser composto apenas por esfigmomanômetro, conector, mangueira de silicone e tampa de vedação.

teste de vazamento

Essas microfissuras são oriundas do desgaste natural do aparelho e são mais presentes em partes onde há maior ressecamento. Se não detectadas enquanto pequenas, podem requerer uma manutenção muito mais cara para recuperação. Teremos dicas de como preveni-las aqui no blog.
Além de prevenir manutenções maiores, os testes previnem a contaminação cruzada ou por agentes químicos de limpeza dos pacientes.

Você também pode gostar de: Pinça Endoscópica: Descartável ou Autoclavável?


Quais as vantagens do teste?

 Abaixo estão algumas das vantagens de se utilizar esse aparelho para verificação de vazamento nos endoscópios flexíveis:

  1. Prevenir contaminação cruzada e por agentes químicos dos pacientes;
  2. Método eficiente e barato;
  3. Prevenir danos durante o processo de limpeza;
  4. Evitar degradação progressiva no endoscópio pelos vazamentos;
  5. Detectar microfissuras no endoscópio flexível;
  6. Procedimento rápido;
  7. Fácil aplicação, não precisa ser um técnico.

Algumas das desvantagens do aparelho é por ser necessário realizar a calibração em uma câmara barométrica, a qual não é encontrada trivialmente, e a calibração é um serviço altamente especializado.
Uma outra desvantagem é a especificidade de uso em cada aparelho endoscópico, ou seja, cada endoscópio tem o seu tipo certo de Teste de Vazamento que pode ser usado. Logo, se confundir a compatibilidade, o teste não será eficaz.

Se tiver alguma dúvida sobre esse assunto, VR Brasil está aqui.


Dicas de utilização

Uma dica para realizar o teste é pressurizar o endoscópio na pressão recomendada pelo fabricante durante pelo menos 30 segundos, isso aumenta a probabilidade de detectar um vazamento e minimiza o risco de danificar o endoscópio!

Lembrando que cada endoscópio tem o seu tipo certo de aparelho para o teste.

Como faço meu teste de vazamento durar mais e com precisão?

Para garantir que a manutenção preventiva será efetiva no seu endoscópio, é necessário primeiro olhar para o equipamento empregada nela.

Na área da saúde não podemos “apertar parafuso com faca”, a ferramenta deve ser a mais adequada para cada trabalho e bem calibrada.

Por ser um aparelho de medição de pressão, o Teste de Vazamento tem componentes muito sensíveis. Portanto, para conservação do aparelho e da sua calibração recomendamos que não o mergulhe em água e não deixe bater ou cair em outros objetos.
Caso aconteça, deve ser reavaliado por um profissional de manutenção ou substituído para garantir a efetividade do teste.

Se tiver qualquer dúvida sobre esse aparelho ou qual é o adequado para o seu endoscópio, nos chame aqui e resolva seu problema rapidamente.

Gostou? Deixe abaixo o seu comentário sobre esse conteúdo.
Bons procedimentos!

Post anterior
O que acontece se deixarmos o projetor ligado por muito tempo? Conheça 4 dicas principais

Deixe uma resposta

Preencha os campos abaixo com detalhes e iremos te ajudar!

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu