Lâmpada para Projetor

Como saber se está na hora de trocar a lâmpada do projetor?

Fica com dúvida se está na hora de trocar a lâmpada do projetor é bem comum.

Se você possui um projetor, alguma vez já ouviu alguém dizer que, chegaria um determinado momento em que teria que trocar a lâmpada, pois a mesma possui um prazo de vida útil.

Tudo bem, mas qual é? Se você esqueceu ou tem dúvidas quanto a este detalhe, fique tranquilo que, neste artigo, você saberá exatamente quando deverá substituir a lâmpada do seu projetor. Me acompanhe.

Por que preciso trocar a lâmpada do projetor?

Elas precisam porque, como todo componente elétrico à medida que vai sendo utilizado desgasta-se naturalmente as peças que fazem parte. Uma lâmpada para projetor é composta de vários itens como, por exemplo, o tubo ARC (que é de vidro de descarga fundido em alta temperatura), o vapor de mercúrio (que auxilia a manter o brilho da lâmpada), a fiação elétrica, o globo de quartzo (ou refletor) e os fixadores, porca, raio e parafuso.

Esses são os principais e que estão intimamente ligados, pois há ainda aqueles exteriores e que se pode dizer acessórios como a caixa de suporte de plástico, o qual possui uma resistência a altas temperaturas.

Qual é o tempo de vida útil de uma lâmpada para projetor?

Essa resposta depende muito da marca em questão já que umas poderão oferecer lâmpadas que durem por mais tempo enquanto outras por aquelas com menor durabilidade. Porem existe alguns que a lâmpada chega a ter uma vida útil em torno de 50.000 horas.

Aproveite e conheça as lâmpada para projetores Epson.

Uma boa dica aqui é verificar qual é a quantidade oferecida por cada modelo. Quanto maior for o tempo de uso da lâmpada, consequentemente, maior também será a sua economia.

Imagine o quanto isso representa se for fazer uma simples comparação entre um modelo, cuja lâmpada dura cerca de 3 mil horas enquanto outro pode chegar facilmente a 20.000 horas. Isso na ponta do lápis pode fazer uma grande diferença!

Como sei que está na hora de trocar a lâmpada do projetor?

O modo mais simples de saber quando se deve trocar a lâmpada é observar se houve diminuição do brilho. Quando se percebe que houve baixa na luminosidade é porque o tempo de vida útil dela está chegando ao fim.

Por outro lado, o manual do seu aparelho traz informações que vão te auxiliar melhor a perceber esse momento como, por exemplo, a consultar o medidor de tempo de vida da lâmpada.

Assim você saberá com mais certeza quanto tempo já foi e quanto falta para que aquela lâmpada precise ser trocada.

Tem como prolongar a vida útil de uma lâmpada?

Sim, antes de qualquer coisa é importante lembrar que esse modelo de lâmpadas é bastante sensível e assim corre um risco maior de quebra do que outros tipos de lâmpadas. Mesmo que você tenha um excelente projetor,  o mesmo também merece cuidado e atenção.

A conservação do equipamento é muito importante para o seu funcionamento o qual pode ser estendido ou mesmo antecipado. Para ter uma lâmpada que possa ter sua vida útil assegurada conforme as indicações do fabricante você precisará:

Utilizar sempre que possível o modo econômico da lâmpada. Geralmente você encontra duas opções: esta que foi mencionada e o modo normal. Neste a lâmpada será utilizada em um tempo maior do que na outra, pois exigirá um maior brilho.

No modo econômico este mesmo brilho será reduzido, mas nem por isso a qualidade de imagem ficará ruim, ao contrário. Caso queira fazer um teste, experimente utilizar a lâmpada nos dois modos para o mesmo tempo de projeção e observe no contador de horas qual foi à diferença notada entre um e outro.

Viu como é simples e fácil saber quando se deverá trocar a lâmpada do projetor? Aproveite e conheça as melhores lâmpadas e ofertas do nosso site.

trocar a lâmpada do projetor

fale-whatsappPowered by Rock Convert
Menu