Blog

Multimídia

Tudo o que você precisa saber sobre o mercado audiovisual

Se você está pensando em entrar para o mercado audiovisual, seja na área de eventos ou na revenda e manutenção, e precisa de um projetor multimídia, mas não sabe qual modelo escolher e quais são as características fundamentais que não pode faltar, é aqui que você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre o mercado audiovisual.

Além do aparelho de projeção há outros itens importantes a serem vistos como telas para projeção, controles, suportes, entre outros. Primeiramente vamos falar sobre alguns requisitos que precisam ser levados em conta na compra de um projetor.

Para quem já trabalha na área sabe que um bom projetor faz toda a diferença na qualidade de imagem e que há qualificações técnicas importantes que dependem do local ou tamanho de onde será projetada a imagem.

Local a ser projetado

Para iniciar é necessário saber para qual ambiente o projetor se destina, se é interno ou externo. Caso seja ambiente interno o ideal é que o aparelho tenha pelo menos 1000 lúmens, que é a indicação de taxa de brilho, para salas pequenas ou 2000 a 4000 lúmens para cômodos médios e grandes. Se o projetor for para locais externos, ao ar livre, é necessário que este seja mais potente, a partir de 4000 lúmens, com resolução e contrastes altos.

Se é para residência ou escritório

Estes fatores também influenciam na hora da escolha. Caso o local em que se usará o projetor seja um escritório, é provável que serão utilizadas imagens de estatísticas, gráficos e planilhas. Nesses casos, um projetor com resolução SVGA (800×600 pixels) ou XGA (1024×768 pixels) é uma boa pedida.

Se a pessoa quiser o projetor para exibição de jogos e filmes, a resolução precisa ser maior, como os dos modelos Full HD (1920×1080), WUXGA (1920×1200), HD (1280×720) e WXGA (1280×800), estes dois últimos são mais indicados para salas mais escuras.

Tipo de conexão

Esse é um requisito muito importante, pois comprar um projetor e ver que ele não é compatível com um computador, acaba sendo dinheiro jogado fora. É importante ver se no aparelho há conectividades VGA e HDMI, que são as que a maioria dos computadores tem. É interessante também o projetor possuir conectividade wireless para caso queira realizar projeções em smartphone ou tablet.

Manutenção

Outro detalhe fundamental é ver se o projetor possui lâmpadas fáceis de serem encontradas. Ter assistência técnica próxima, fácil manutenção para que não haja problemas quando precisar de alguns desses itens.

Telas de projeção

Se a sua ideia é, por exemplo, alugar projetores e telas para projeção, atente-se à algumas dessas características abaixo:

Tamanho

O tamanho da tela precisa ser compatível com o do espaço disponível para que seja confortável a quem está assistindo. Além disso é preciso vincular o tamanho da tela com a capacidade do projetor para que não ocorra de a tela ser grande, mas o projetor ser ideal para locais pequenos. Os três principais tamanhos de tela são: 4:3, 16:9 e 2.40:1.

Porém, se o objetivo é projetar apresentações para empresas, o melhor é uma tela no tamanho 4:3. Caso seja para a projeção de filmes, jogos ou TV, o bom é optar por telas 16:3. O modelo de tela 2.40:1 é indicado para a projetar filmes em bluray.

Cores:

Quando se pensa em telas para projetores a primeira cor que vem à mente, é o branco. Mas existem telas em escala de cinza e até preto. Telas brancas são melhores para locais escuros. Quando o local é bem iluminado, raramente consegue-se ver algo, pois é refletido muita luz. Telas cinzas funcionam muito melhor do que as brancas, trazendo maior contraste para a imagem.

Agora que você já sabe quais os requisitos para escolher, dê uma olhada no site da VR Brasil e veja itens para diversos modelos de projetores.

Tudo o que você precisa saber sobre o mercado audiovisual 1

Post anterior
Como resolver os problemas com tempo de entrega?
Próximo post
Por que comprar e confiar nos produtos da Casio?

Deixe uma resposta

Preencha os campos abaixo com detalhes e iremos te ajudar!

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu